Alquimia




A cozinha guarda os maiores segredos do universo. Lá descobrimos o nosso poder de transformar a matéria. De transformar o cru no cozido macio. De temperar a vida até que se torne mais palatável. De dar cor, textura, sabor às nossas experiências.

Cozinhar é aprender a arte da transformação, do tornar possível o impossível. Ver o grão duro de milho virar flor, é amassar a farinha e os ovos e ver brotar o pão de cada dia.

Deslumbrar-se com o poder de purificação do fogo. Entender o carinho da água e do leite sobre a farinha. É ver os ingredientes se misturando e conversando entre si, até que se tornam uma coisa só.

Aprender a dar carinho, transformando uma casa triste só com um cheiro de bolo assando no forno. Descobrir que os temperos, presentes da terra, perfumam e dão alegria e vida, abençoando a comida.

Encontrar catedrais sagradas em uma cebola. Vê-la derreter o coração mais frio. Por isso, as lágrimas: são gelo que havia dentro de nós que só podem sair derretidos para fora.

É neste espaço que descobrimos o segredo da alquimia de cozinharmos nossos sentimentos e torná-los purificados e saborosos. Por isso a alma de qualquer casa (e porque não a nossa?) fica guardada na cozinha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ragazza Bella

Eu queria

Afinal, quem é você?